A peruca com o próprio cabelo pode ter seu público como pessoas com câncer e outros tipos de doença que degeneram o cabelo.
A peruca com o próprio cabelo exige simples cuidados, como estar sempre higienizada, hidratada e com bom aspecto, além de aparada nas pontas e com caimento adequado.
Os cuidados da peruca com o próprio cabelo envolvem, também, verificar a firmeza da trama e a elasticidade do elástico para a fixação da cabeleira.
Em caso de possuir uma peruca com o próprio cabelo, recomenda-se ter o contato de um especialista em cabelos não fixos para ajustes como reparo, higienização, manutenção dos elásticos e corte na trama.
A peruca com o próprio cabelo tem como principais materiais para a manutenção pentes com hastes bem divididas, condicionador de qualidade e shampoo neutro, além de elásticos marrons ou pretos, com largura entre 0,5 e 0,8 milímetros.
A peruca com o próprio cabelo é classificada em termos de comprimento, estilo e cor. As cores podem ser em tom grisalho, acaju, loira, loira cinzenta, preto, castanho escuro e claro, no estilo crespo, liso e ondulado, com o comprimento longo, curto ou médio.
Quando as pessoas têm interesse em doar cabelos, é importante checar se este apresenta química, e, no momento do corte, os cabelos devem ser presos com elástico para que os fios não se soltem ou espalhem.